E-BOOK- CADERNO DE ESTUDOS EM DIREITO ECOLÓGICO INSURGENTE E PENSAMENTO DECOLONIAL

O grupo de pesquisa Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no Direito Internacional (EMAE/CCJ/UFSC), inaugura seu primeiro Caderno de Estudos em Direito Ecológico Insurgente e Pensamento Decolonial.

O livro, que conta com a organização da professora Cristiane Derani (PPGD/UFSC) e das doutorandas Luciana Iocca e Adrielle Betina I. Oliveira (PPGD/UFSC), traz em 8 capítulos as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa EMAE. O grupo, que tem como objeto de pesquisa a relação do direito com os problemas causados pelo ser humano ao planeta, devido a suas escolhas de produção e consumo; passa a orientar seus trabalhos na construção de um pensamento crítico do direito para uma revolução ecológica decolonial, a partir da prática político-jurídica. O projeto conta com o financiamento PROEX-CAPES, sendo de acesso livre e totalmente gratuito.

Da apresentação do livro, escrito em português, cabe destacar:

“Com experiência de trinta anos de luta para que a chamada “civilização ocidental” acordasse da hipnose de produção e consumo autista, inconsequente, empobrecedor do espírito, degenerador do corpo e da mente, chegamos ao ponto do não retorno e com isso à conclusão de que o direito só será objeto de justiça ambiental e social se insurgir-se contra as estruturas coloniais e colonizadoras que o retém. […] esse trabalho inicial inaugura uma nova forma de pensar e construir o direito, desafiando seus pressupostos subjetivos, suas bases concretas e sua dinâmica linear. Que possamos pelo pensamento ecológico no direito colocar o mundo de cabeça para baixo e revê-lo sob outros valores e objetivos.”

O livro está disponível em: http://habituseditora.com.br/index.php?q=amb-2e

Imagem1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 2 = 10